Sobre o Colégio

Educamos alunos curiosos,
responsáveis e interventivos

O que nos distingue

Ligação à Comunidade e Cidadania

Privilegiamos uma estreita ligação da escola com a comunidade, organizando saídas regulares em visitas de estudo, passeios culturais e atividades lúdicas. Os nossos alunos beneficiam de inúmeras experiências educativas, em contextos diversos e estimulantes, que lhes possibilitam a interiorização de conhecimentos científicos, socioculturais e artísticos.

As visitas de estudo são reconhecidamente uma prática pedagógica que incentiva aprendizagens integradoras – interligação entre aprendizagens académicas e o contexto real – e promove o desenvolvimento cognitivo do aluno, potenciando a formação de cidadãos responsáveis, interculturais e empreendedores.

No âmbito da colaboração do colégio com algumas entidades públicas e privadas da comunidade, os nossos alunos participam em projetos de investigação pedagógica, projetos de impacto social (sustentabilidade e solidariedade) e projetos desportivos, entre outros. Estes projetos proporcionam o enriquecimento curricular e o desenvolvimento de valores e atitudes no âmbito da educação para a cidadania, contribuído para a formação de cada aluno como cidadão participativo, que inicia precocemente o caminho do exercício da cidadania ao longo da vida.

O que nos distingue

Proximidade com as Famílias

Somos uma escola que contempla um ambiente familiar e acolhedor, e privilegia o diálogo permanente escola/família como forma de conhecer e respeitar cada criança nas suas características e necessidades. Acreditamos que, para facilitar o desenvolvimento integral e harmonioso dos nossos alunos, devemos trabalhar em equipa com as suas famílias.

Sabemos que a perceção que a criança tem da sintonia escola/família, lhe garante a estabilidade emocional, a segurança e a confiança de que necessita para crescer e aprender com empenho e orgulho. Os nossos pais têm um papel central no apoio aos desafios que se colocam no contexto educativo.

Ao longo do ano letivo, organizamos diversos eventos e atividades nas quais as famílias são convidadas a participar: aulas abertas, semanas temáticas, Festa de Natal, Festa das Artes, English Week, entre outros. Promovemos reuniões frequentes com os pais e encarregados de educação para os informar sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos seus educandos; mantemos uma comunicação disponível, aberta e próxima através dos diversos canais ao nosso dispor.

O que nos distingue

Inglês Integrado e Certificação Cambridge

Somos uma escola inovadora na implementação de um projeto diferenciador de inglês integrado, concretizado por uma equipa de teachers e teaching assistants especializados, que acompanham os alunos nos vários contextos da vida na escola e em saídas ao exterior.

Neste modelo, que possibilita e amplia a interação social, a sensibilidade comunicativa e o pensamento criativo, a aprendizagem da língua ocorre de forma informal – por imersão, estando os alunos em contacto regular com a língua durante as suas rotinas quotidianas -, e de forma formal – nas aulas de Inglês, diárias a partir dos 3 anos.

O ensino do inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University. Somos Cambridge Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications desde 2015. Todos os nossos alunos realizam os Young Learners Exams (YLE) Starters (3.º ano) e Movers (4.º ano) nas instalações do nosso colégio.

O que nos distingue

Valorização da Atividade Física e Desporto

Reconhecemos a importância da atividade física – pelo seu efeito na modelação de emoções, afetos e pensamentos -, incluindo-a na vida escolar dos nossos alunos. Um aluno Papião é uma criança dinâmica, ativa, saudável, que se tenta sempre superar e desenvolver o seu máximo potencial.

Valorizamos o desporto como fonte de saúde, disciplina, espírito de equipa e competição saudável. Incentivamos a prática de atividade física regular, dispondo de inúmeras atividades curriculares e extracurriculares, bem como de projetos de ligados à educação para a saúde, hábitos de vida saudável e bem-estar.

Acreditamos que a prática desportiva regular favorece o desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos; contribui também para a redução dos níveis de ansiedade, para aumentar a capacidade de concentração, melhorar a autoestima (pela valorização do esforço e empenho), promover a disciplina, o autocontrolo e o respeito, e reforçar a cooperação e o espírito de equipa. Incluímos o judo e a educação física na nossa matriz curricular desde a sala dos 3 anos.

O que nos distingue

Educação Digital

Investimos na educação digital dos nossos alunos, promovendo a utilização pedagógica e responsável das tecnologias digitais para melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação. Integrámos no currículo do 1.º ciclo aulas de TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação) e STEM (Science Technology Engineering and Mathematics).

Procuramos formar alunos digitalmente cultos, informados, proficientes, críticos e reflexivos. A educação digital envolve o desenvolvimento de inúmeras capacidades e conhecimentos, alguns técnicos – utilização do Microsoft Office e Microsoft Teams –, outros relativos à utilização correta e segura das tecnologias de informação, designadamente da Internet.

Queremos ser uma escola onde alunos, professores e famílias possam colaborar, ensinar e aprender em ambiente digital, procurando incentivar a literacia digital, melhorando equipamentos, aumentando recursos e conteúdos educativos digitais, preparando assim os alunos para um futuro cada vez mais digital.

O que nos distingue

Apoio Individualizado aos Alunos

Asseguramos uma cultura escolar inclusiva e a implementação das medidas educativas adequadas aos alunos, contribuindo para o desenvolvimento pleno do seu potencial socioemocional, cognitivo e físico, sempre em parceria com as famílias.

Trabalhamos em equipa – direção, docentes e Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva – para ir ao encontro das características e necessidades de cada um dos nossos alunos. Respeitamos a sua individualidade, comprometendo-nos com o seu bem-estar, com a sua formação pessoal e com o sucesso do seu percurso académico.

Missão e valores

A nossa missão é, num ambiente educativo familiar e acolhedor, formar alunos curiosos, autónomos e perseverantes, que se responsabilizam e superam no seu percurso académico, e que são defensores ativos de valores humanistas que lhes garantem uma intervenção justa e solidária na sociedade, no presente e no futuro.

Amizade e sentimento de pertença

Asseguramos nos nossos alunos o desenvolvimento de competências socioemocionais, e organizamos atividades e eventos colaborativos, que potenciam o estabelecimento de amizades sólidas e duradoras e um sentimento de pertença a uma escola com história e tradição, que representam com orgulho e dedicação.

Dedicação e superação

Acreditamos que uma boa organização e um planeamento cuidado, bem como a responsabilidade e o rigor que nos caracterizam, contribuem para a formação de alunos que são responsáveis, perseverantes e que se desafiam e se superam continuamente.

Abertura e cooperação

Reconhecemos a importância de uma comunicação direta e transparente, bem como da abertura e da recetividade a novas ideias, opiniões e experiências. Promovemos ambientes cooperativos e inclusivos, caracterizados pela confiança mútua, pelo respeito, pela tolerância e pela reciprocidade.

Ambiente familiar e afetivo

Valorizamos a construção de ambientes educativos familiares, que são espaços de encontro confortáveis, seguros e acolhedores. Incentivamos a colaboração, a proximidade e o estabelecimento de laços afetivos saudáveis e autênticos.

Altruísmo, empatia e solidariedade

Garantimos várias dimensões na formação dos nossos alunos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e a viver com os outros, e aprender a ser, valorizando a importância da colaboração com as famílias e da participação ativa na comunidade.

impacto social

Adotamos objetivos de desenvolvimento sustentável, comprometendo-nos com práticas alinhadas com padrões de gestão, éticos, sociais, ambientais e de qualidade. Promovemos o exercício de uma cidadania ativa, informada e responsável, com impacto social positivo na comunidade local e global.

Visão global e empreendedora

Assumimos uma visão global e empreendedora, que procura uma compreensão abrangente e integrada da Educação e do Mundo, considerando diferentes perspetivas e conceitos. Incentivamos o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a proatividade, a tomada de decisão e a resiliência, assim como a capacidade para gerar novas ideias, agir sobre oportunidades e criar valor.

Aprendizagem ao longo da vida

Defendemos a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal, reconhecendo a importância da permanente atualização num mundo em rápida evolução. Encorajamos uma atitude proativa na procura de novos conhecimentos, oportunidades de aprendizagem e realização pessoal.

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio Papião
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.

História

1986

O Colégio Papião foi fundado em setembro de 1986, partindo da motivação de duas sócias que se juntaram para criar um projeto em que acreditavam e cujo principal objetivo era a construção de um espaço agradável, familiar e humanizado, em que se ministrasse um ensino exigente e de qualidade. Durante 34 anos, sob a Direção Pedagógica da Eng.ª Isabel Faro Nunes, o colégio garantiu a efetividade de todos os princípios e valores subjacentes à sua fundação e nos quais a direção sempre acreditou, reunindo na sua equipa um conjunto de profissionais altamente competentes e empenhados na qualidade do projeto educativo.

História

2012

No ano letivo 2012/2013, o Papião torna-se uma escola de referência no ensino do inglês, criando um projeto diferenciador de aprendizagem integrada da língua, desenvolvido por uma equipa de teachers e teaching assistants especializados.

História

2015

Em 2015 estabelece uma parceria inovadora no Concelho de Cascais tornando-se Cambridge University Press | Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications.

De forma proativa e inovadora, prevendo a necessidade de acompanhar as mudanças na sociedade e na educação, o Colégio Papião introduziu adicionalmente Judo e STEM como disciplinas curriculares, enriquecendo o seu projeto educativo.

No decorrer do ano letivo 2015/2016 dá-se uma extensa obra de ampliação e requalificação das infraestruturas do colégio, sempre com a ambição de o espaço físico poder acompanhar a qualidade e exigência do projeto educativo. Na sequência desta obra, o Papião alarga a sua oferta educativa, inaugurando a sala do Berçário, indo assim ao encontro das necessidades das famílias e fortalecendo a relação entre os alunos, os pais e a escola.

História

2020

Em fevereiro de 2020, o Colégio Papião integrou o grupo educativo Project To Be, tendo assegurado a continuidade do projeto educativo e da equipa. Em julho e agosto de 2021, realizaram-se obras de beneficiação das instalações – requalificação do edifício e de alguns espaços interiores, e renovação do espaço exterior. Com o Project To Be houve a introdução de novos projetos pedagógicos na área da ciência experimental, educação ambiental e educação alimentar, a promoção do desenvolvimento e formação contínua dos recursos humanos, a participação em projetos de impacto social, bem como o estabelecimento de novas parcerias educativas, com vista ao enriquecimento da oferta aos alunos e famílias.