Oferta educativa
Inovação, Rigor e
Compromisso
A nossa oferta educativa abrange crianças desde o Berçário até ao final do 1.º Ciclo do Ensino Básico, valorizando a especificidade de cada valência e a continuidade educativa entre as mesmas, fundamental na promoção do desenvolvimento global – emocional, social, físico e cognitivo – de todos e de cada um dos nossos alunos.
Cultura globalizante e inovação
Acompanhamos a evolução da sociedade e da Educação, e mantemos uma oferta educativa completa e atual, com propostas curriculares e extracurriculares diversificadas e abrangentes. Os nossos alunos usufruem de experiências de aprendizagem pedagogicamente ricas e motivadoras – em contexto escolar e em saídas à comunidade -, e que abrangem áreas como a ciência experimental, a educação ambiental, o desporto, a arte, a cultura, as tecnologias e a história, entre outras.
Envolvimento das famílias
Somos uma escola de proximidade, que incentiva o envolvimento e a participação das famílias como parceiros centrais no desenvolvimento harmonioso e na educação dos nossos alunos. Promovemos um ambiente familiar e acolhedor, onde conhecemos cada criança, as suas características e as suas necessidades.
Foco no percurso individual de cada aluno
O nosso Colégio pratica uma educação individualizada e inclusiva, respeitando o ritmo de cada criança, e mobilizando todas as medidas necessárias para apoiar o desenvolvimento do seu potencial máximo. Trabalhamos sempre em equipa multidisciplinar, e em colaboração com as famílias, no cumprimento da nossa missão.
Reflexão, qualidade e rigor
Somos uma equipa que diariamente reflete sobre a forma de melhorar a qualidade dos nossos serviços educativos. Pedagogicamente definimos regularmente objetivos em função de orientações curriculares e aprendizagens essenciais a cumprir; privilegiamos a educação para os valores e a formação pessoal e social dos nossos alunos.
Oferta educativa
AtividadeS curriculares incluídas
- Inglês (bissemanal)
- Circle Time – Good Morning Songs
- Música (semanal)
- Educação Física (semanal)
- Hora do Conto
As nossas salas dA CRECHE
• Berçário
• Sala Creche A
• Sala Creche B
• Sala Creche C
Creche
Com afeto e em segurança, exploro o que me rodeia, desperto para o Mundo
O Colégio Papião é uma escola familiar, que incentiva a ligação próxima às famílias, proporcionando o contacto direto diário dos pais com a educadora ou auxiliar de referência, facilitando assim a adaptação e o envolvimento das crianças e transmitindo-lhes a segurança necessária para explorarem e crescerem felizes e confiantes. O nosso plano de atividades contempla um conjunto de iniciativas que apelam à participação das famílias, nomeadamente através da sua presença regular em atividades e eventos variados.
Na valência de Creche, o Colégio Papião segue a abordagem HighScope, que identifica e desenvolve os pontos fortes, interesses e capacidades de cada criança, e onde o enfase é colocado na aprendizagem ativa, resultado da ação intencional da criança sobre o que a rodeia: materiais, espaço, os outros. Acreditamos que as crianças constroem a sua própria aprendizagem através da ação e envolvimento com o ambiente físico e humano.
A planificação das atividades em Creche é coerente e refletida de forma a contribuir para o desenvolvimento sensorial, psicomotor e cognitivo de cada criança, resultando numa diversidade de experiências sensoriais e motoras dentro e fora da sala. O nosso projeto pedagógico é centrado na criança – visando o seu desenvolvimento global -, e no envolvimento dos pais, como importantes parceiros educativos na promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos seus filhos.
A nossa prática pedagógica assenta em princípios fundamentais, que passam pela organização de um ambiente confortável e facilitador, pela qualidade das interações com os adultos da sala, pela planificação cuidada de atividades, e pelo respeito pela necessidade das crianças de experimentarem, explorarem e comunicarem livremente.
Como aspetos centrais da nossa Creche, valorizamos:
- Interações adulto-criança afetuosas e securizantes;
- Ambiente acolhedor, tranquilo e confortável, orientado para a criança;
- Respeito por cada criança e pelo seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem;
- Atividades dinâmicas, inovadoras e diversificadas;
- Aprendizagem ativa e individualizada;
- Ligação escola-família.
AtividadeS curriculares incluídas
- Inglês (diário)
- Música (semanal)
- Judo (semanal)
- Educação Física (bissemanal)
- Teaching Assistant
- Hora do Conto
- Horta Escolar
- Programa de Desenvolvimento da Consciência Fonológica
As nossas salas dO PRÉ-ESCOLAR
• Pré-escolar A
• Pré-escolar B
• Pré-escolar C
Pré-escolar
Juntos, crescemos felizes e curiosos, motivados para aprender sempre mais
No nosso projeto pedagógico do Pré-escolar prevemos a organização de ambientes de aprendizagem que visam o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, nas dimensões cognitiva, social, cultural, física e emocional. Através da experimentação livre e da realização de atividades pedagógicas orientadas, as crianças vão adquirindo mais autoconfiança, interiorizando estratégias de resolução de problemas, desenvolvendo competências sociais e aprendendo a autorregular o seu comportamento, tornando-se assim mais autónomas e responsáveis.
As aprendizagens ocorrem num espaço físico organizado e cuidado, com recursos diversificados e ricos, de forma lúdica e dinâmica. O papel do adulto é orientar a criança, apoiá-la na construção da sua compreensão do mundo, incentivando o envolvimento ativo com pessoas, materiais e ideias; aspetos como a criatividade, o raciocínio, a curiosidade, a motivação e o sentido crítico, são amplamente potenciados. Há o respeito pelas diferenças e pelos ritmos de aprendizagem da cada criança, recorrendo-se a estratégias diferenciadas para que todas possam ser bem-sucedidas. As nossas práticas educativas fomentam a autoestima, a cooperação, a interajuda, a responsabilidade e a autonomia.
Privilegiamos a ligação próxima com as famílias e trabalhamos diariamente na construção de uma relação de confiança e de proximidade, para irmos ao encontro da individualidade de cada criança. O nosso plano de atividades contempla um conjunto de iniciativas que apelam à participação ativa das famílias, nomeadamente através da sua presença em atividades e eventos variados, que valorizam o percurso e o empenho dos alunos e estreitam a parceria escola-família.
Seguimos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, integrada e globalizante, enriquecendo-as com atividades curriculares específicas do nosso projeto educativo, como o Inglês diário (desde a sala dos 3 anos), a Educação Física e o Judo.
Como aspetos centrais do nosso Pré-escola, valorizamos:
- Interações sociais – adultos e pares – estimulantes e securizantes;
- Espaços físicos organizados e acolhedores, com equipamentos e recursos variados e de qualidade;
- Criança no centro do processo educativo;
- Aprendizagens significativas e diferenciadas, respeitando a individualização;
- Atividades dinâmicas, inovadoras e diversificadas;
- Envolvimento das famílias e ligação à comunidade.
AtividadeS curriculares incluídas
- Português
- Matemática
- Estudo do Meio
- Inglês (diário)
- Educação Física (bissemanal)
- Música e Instrumento (flauta e ukelele) (semanal)
- Oficinas das Ciências e do Ambiente (mensal)
- Horta Escolar
- Educação Literária
- Cidadania e Desenvolvimento: Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Conselho de Cooperação
- Trabalho de Projeto e Tempo de Estudo Autónomo
- Circuitos de Comunicação: Ler, Contar e Mostrar e Apresentação de Produções
- Literacia Financeira
AtividadeS NO ÂMBITO DA ABORDAGEM CLIL
- Art (semanal)
- TIC (semanal)
- STEAM (semanal)
- Projetos Interdisciplinares Temáticos de Estudo do Meio
As nossas salas dO 1º CICLO
• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano
1º Ciclo
Educando hoje alunos autónomos, responsáveis e empreendedores, construímos o futuro
Seguimos um modelo pedagógico construtivista, onde a interação e a comunicação são aspetos fundamentais para as aprendizagens, e onde estas e o aluno estão no centro do processo educativo. Valorizamos e integramos no nosso planeamento os conhecimentos prévios, as experiências de vida e os interesses dos nossos alunos. O professor é um orientador que ajuda os alunos a progredir no seu desenvolvimento, com o propósito de que dominem o conhecimento de forma mais autónoma e consciente. O ambiente relacional próximo entre professor e alunos, e entre alunos, é propício e facilitador das aprendizagens a realizar. São incentivados momentos de partilha, exposição, debate e confronto de ideias, que possibilitam uma co-construção dos conhecimentos pelos alunos, num processo de aprendizagem realmente significativo.
Os nossos alunos aprendem num ambiente organizado e tranquilo, em interação com os pares e com os professores, através de metodologias diversas que se complementam, com materiais, recursos e equipamentos de qualidade, nomeadamente digitais. O planeamento rigoroso das atividades e a valorização de uma avaliação contínua e para as aprendizagens, possibilita o acompanhamento atento aos alunos e a garantia de desenvolvimento do seu máximo potencial.
Há a participação ativa dos alunos nas dinâmicas da turma e da escola, nomeadamente em eventos e festas que implicam momentos de apresentação à comunidade escolar, na realização de visitas de estudo e passeios na comunidade (conhecimento e exploração do património cultural e natural), na integração educativa das tecnologias e desenvolvimento de competências digitais, em atividades de ciência experimental e em projetos de impacto social, entre muitas outras iniciativas realizadas em contexto escolar ou na comunidade. Os nossos alunos são estimulados a serem curiosos, a gostarem de investigar, aprender e estudar, assumindo autonomia e responsabilidade pelo seu percurso escolar, onde se tentam sempre superar.
O nosso projeto educativo prevê o planeamento de atividades e a realização de projetos que abrangem as áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No entanto, enriquecemos o nosso currículo com conhecimentos, capacidades e atitudes específicos que consideramos relevantes na formação dos nossos alunos: nível elevado de proficiência na língua inglesa – com o projeto de inglês integrado, abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) e certificação Cambridge –, competências digitais, competências socioemocionais, educação ambiental e para a sustentabilidade, educação para a saúde (alimentação e desporto), e educação para a cidadania e impacto social.
Creche
Com afeto e em segurança, exploro o que me rodeia, desperto para o Mundo
O Colégio Papião é uma escola familiar, que incentiva a ligação próxima às famílias, proporcionando o contacto direto diário dos pais com a educadora ou auxiliar de referência, facilitando assim a adaptação e o envolvimento das crianças e transmitindo-lhes a segurança necessária para explorarem e crescerem felizes e confiantes. O nosso plano de atividades contempla um conjunto de iniciativas que apelam à participação das famílias, nomeadamente através da sua presença regular em atividades e eventos variados.
Na valência de Creche, o Colégio Papião segue a abordagem HighScope, que identifica e desenvolve os pontos fortes, interesses e capacidades de cada criança, e onde o enfase é colocado na aprendizagem ativa, resultado da ação intencional da criança sobre o que a rodeia: materiais, espaço, os outros. Acreditamos que as crianças constroem a sua própria aprendizagem através da ação e envolvimento com o ambiente físico e humano.
A planificação das atividades em Creche é coerente e refletida de forma a contribuir para o desenvolvimento sensorial, psicomotor e cognitivo de cada criança, resultando numa diversidade de experiências sensoriais e motoras dentro e fora da sala. O nosso projeto pedagógico é centrado na criança – visando o seu desenvolvimento global -, e no envolvimento dos pais, como importantes parceiros educativos na promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos seus filhos.
A nossa prática pedagógica assenta em princípios fundamentais, que passam pela organização de um ambiente confortável e facilitador, pela qualidade das interações com os adultos da sala, pela planificação cuidada de atividades, e pelo respeito pela necessidade das crianças de experimentarem, explorarem e comunicarem livremente.
Como aspetos centrais da nossa Creche, valorizamos:
• Interações adulto-criança afetuosas e securizantes;
• Ambiente acolhedor, tranquilo e confortável, orientado para a criança;
• Respeito por cada criança e pelo seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem;
• Atividades dinâmicas, inovadoras e diversificadas;
• Aprendizagem ativa e individualizada;
• Ligação escola-família.
Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS
• Inglês (bissemanal)
• Circle Time – Good Morning Songs
• Música (semanal)
• Educação Física (semanal)
• Hora do Conto
AS NOSSAS SALAS DA CRECHE
• Berçário
• Sala Creche A
• Sala Creche B
• Sala Creche C
Pré-Escolar
Juntos, crescemos felizes e curiosos, motivados para aprender sempre mais
No nosso projeto pedagógico do Pré-escolar prevemos a organização de ambientes de aprendizagem que visam o desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, nas dimensões cognitiva, social, cultural, física e emocional. Através da experimentação livre e da realização de atividades pedagógicas orientadas, as crianças vão adquirindo mais autoconfiança, interiorizando estratégias de resolução de problemas, desenvolvendo competências sociais e aprendendo a autorregular o seu comportamento, tornando-se assim mais autónomas e responsáveis.
As aprendizagens ocorrem num espaço físico organizado e cuidado, com recursos diversificados e ricos, de forma lúdica e dinâmica. O papel do adulto é orientar a criança, apoiá-la na construção da sua compreensão do mundo, incentivando o envolvimento ativo com pessoas, materiais e ideias; aspetos como a criatividade, o raciocínio, a curiosidade, a motivação e o sentido crítico, são amplamente potenciados. Há o respeito pelas diferenças e pelos ritmos de aprendizagem da cada criança, recorrendo-se a estratégias diferenciadas para que todas possam ser bem-sucedidas. As nossas práticas educativas fomentam a autoestima, a cooperação, a interajuda, a responsabilidade e a autonomia.
Privilegiamos a ligação próxima com as famílias e trabalhamos diariamente na construção de uma relação de confiança e de proximidade, para irmos ao encontro da individualidade de cada criança. O nosso plano de atividades contempla um conjunto de iniciativas que apelam à participação ativa das famílias, nomeadamente através da sua presença em atividades e eventos variados, que valorizam o percurso e o empenho dos alunos e estreitam a parceria escola-família.
Seguimos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, integrada e globalizante, enriquecendo-as com atividades curriculares específicas do nosso projeto educativo, como o Inglês diário (desde a sala dos 3 anos), a Educação Física e o Judo.
Como aspetos centrais do nosso Pré-escola, valorizamos:
• Interações sociais – adultos e pares – estimulantes e securizantes;
• Espaços físicos organizados e acolhedores, com equipamentos e recursos variados e de qualidade;
• Criança no centro do processo educativo;
• Aprendizagens significativas e diferenciadas, respeitando a individualização;
• Atividades dinâmicas, inovadoras e diversificadas;
• Envolvimento das famílias e ligação à comunidade.
Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS
- Inglês (diário)
- Música (semanal)
- Judo (semanal)
- Educação Física (bissemanal)
- Teaching Assistant
- Hora do Conto
- Horta Escolar
- Programa de Desenvolvimento da Consciência Fonológica
AS NOSSAS SALAS DO PRÉ-ESCOLAR
• Pré-escolar A
• Pré-escolar B
• Pré-escolar C
1º Ciclo
Educando hoje alunos autónomos, responsáveis e empreendedores, construímos o futuro
No 1.º Ciclo do Ensino Básico do Colégio Papião investimos num projeto sólido e inovador, pautado pelo compromisso com um percurso académico individualizado e de qualidade para cada um dos nossos alunos, e que respeita e valoriza as suas características e as suas necessidades específicas. Pelos atributos inerentes ao nosso espaço e à nossa equipa, os nossos alunos aprendem num ambiente feliz, acolhedor e seguro – próprio das escolas familiares –, mas com objetivos ambiciosos e práticas inovadoras, que acompanham os atuais desafios educativos globais.
Seguimos um modelo pedagógico construtivista, onde a interação e a comunicação são aspetos fundamentais para as aprendizagens, e onde estas e o aluno estão no centro do processo educativo. Valorizamos e integramos no nosso planeamento os conhecimentos prévios, as experiências de vida e os interesses dos nossos alunos. O professor é um orientador que ajuda os alunos a progredir no seu desenvolvimento, com o propósito de que dominem o conhecimento de forma mais autónoma e consciente. O ambiente relacional próximo entre professor e alunos, e entre alunos, é propício e facilitador das aprendizagens a realizar. São incentivados momentos de partilha, exposição, debate e confronto de ideias, que possibilitam uma co-construção dos conhecimentos pelos alunos, num processo de aprendizagem realmente significativo.
Os nossos alunos aprendem num ambiente organizado e tranquilo, em interação com os pares e com os professores, através de metodologias diversas que se complementam, com materiais, recursos e equipamentos de qualidade, nomeadamente digitais. O planeamento rigoroso das atividades e a valorização de uma avaliação contínua e para as aprendizagens, possibilita o acompanhamento atento aos alunos e a garantia de desenvolvimento do seu máximo potencial.
Há a participação ativa dos alunos nas dinâmicas da turma e da escola, nomeadamente em eventos e festas que implicam momentos de apresentação à comunidade escolar, na realização de visitas de estudo e passeios na comunidade (conhecimento e exploração do património cultural e natural), na integração educativa das tecnologias e desenvolvimento de competências digitais, em atividades de ciência experimental e em projetos de impacto social, entre muitas outras iniciativas realizadas em contexto escolar ou na comunidade. Os nossos alunos são estimulados a serem curiosos, a gostarem de investigar, aprender e estudar, assumindo autonomia e responsabilidade pelo seu percurso escolar, onde se tentam sempre superar.
O nosso projeto educativo prevê o planeamento de atividades e a realização de projetos que abrangem as áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, no entanto, enriquecemos o nosso currículo com conhecimentos, capacidades e atitudes específicos que consideramos relevantes na formação dos nossos alunos: nível elevado de proficiência no Inglês, competências digitais, competências socioemocionais, educação ambiental e para a sustentabilidade, educação para a saúde (alimentação e desporto), e educação para a cidadania e impacto social.
Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS
• Português
• Matemática
• Estudo do Meio
• Inglês (diário)
• Educação Física (bissemanal)
• Música e Instrumento (flauta e ukelele) (semanal)
• Oficinas das Ciências e do Ambiente (mensal)
• Horta Escolar
• Educação Literária
• Cidadania e Desenvolvimento: Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Conselho de Cooperação
• Trabalho de Projeto e Tempo de Estudo Autónomo
• Circuitos de Comunicação: Ler, Contar e Mostrar e Apresentação de Produções
• Literacia Financeira
ATIVIDADES NO ÃMBITO DA ABORDAGEM CLIL
• Art (semanal)
• TIC (semanal)
• STEAM (semanal)
• Projetos Interdisciplinares Temáticos de Estudo do Meio
AS NOSSAS SALAS DO 1º CICLO
• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano
Atividades extracurriculares
Música
Guitarra (1º ciclo)
Violino (a partir dos 5 anos)
Piano (a partir dos 5 anos)
Coro (1º ciclo)
Desporto e Dança
Natação (a partir dos 3 anos)
Futebol (a partir dos 4 anos)
Judo (1.º ciclo)
Surf (1.º ciclo)
Ballet (a partir dos 3 anos)
Acrodance (1.º ciclo)
Miniténis (a partir dos 4 anos)
tecnologia
Happy Code (1.º ciclo)
Coding Lab (pré-escolar)
Outros
Teatro (1.º ciclo)
Art Club (a partir dos 5 anos)
Let’s Cook (pré-escolar)
Serviços complementares
Sala de estudo
Em função das necessidades identificadas pela equipa, alguns alunos podem ainda ter apoio individualizado de Inglês com uma teacher ou apoio psicopedagógico com as técnicas da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
My English Club
Clube de enriquecimento curricular que possibilita aos alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Colégio Papião o reforço das aprendizagens realizadas nas aulas de Inglês e o treino de competências de comunicação de forma lúdico-pedagógica, com atividades interativas, diversificadas e transversais a outras disciplinas, incentivando a formação de crianças tendencialmente bilingues.
Programa de Atividades de Verão
Em julho e agosto os alunos do Papião podem frequentar os Programas de Atividades de Verão do colégio, que incluem atividades realizadas nas nossas instalações e saídas à comunidade (praia, floresta, parques, jardins, entre outros locais). Os programas incluem um conjunto diversificado de atividades lúdico-pedagógicas em português e em inglês, na área das artes (plásticas, teatro, dança, música), ciência experimental, desporto, culinária e robótica.
Let's Fly Club
Programa extracurricular de preparação de ex-alunos do 5.º ano do 2.º ciclo do ensino básico, do Colégio Papião e dos outros colégios To Be, para a realização do exame A2 Flyers – Cambridge English: Young Learners (YLE).
Português Língua Não Materna
Avaliação e apoio por parte de um professor de Português Língua Não Materna aos alunos que não têm o português como língua materna ou língua de escolarização. Possibilita que estes alunos tenham condições equitativas de acesso ao currículo e ao sucesso educativo, facilitando-lhes uma adequada inclusão no sistema educativo português e no colégio.
Fale Connosco
Conheça o projeto educativo do Colégio Papião
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.