Projetos diferenciadores

Uma cultura educativa globalizante

O Colégio Papião proporciona aos seus alunos uma diversidade de experiências educativas inovadoras e globalizantes, implementando projetos diferenciadores e únicos, que envolvem a comunidade escolar e local, incentivando e valorizando a participação ativa das famílias.

Projeto de Inglês Integrado

O Colégio Papião é reconhecidamente uma escola de referência no ensino e aprendizagem da língua inglesa. Fomos inovadores na implementação de um projeto diferenciador de inglês integrado, concretizado por uma equipa de teachers e teaching assistants especializados, que acompanham os alunos nos vários contextos da vida na escola e em saídas ao exterior.

Neste modelo, que possibilita e amplia a interação social, a sensibilidade comunicativa e o pensamento criativo, a aprendizagem da língua ocorre de forma informal – por imersão, estando os alunos em contacto regular com a língua durante as suas rotinas quotidianas -, e de forma formal – nas aulas de Inglês, diárias a partir dos 3 anos.

Na Creche, a aprendizagem do Inglês acontece por imersão na medida em que a língua é utilizada de forma natural na comunicação e na transmissão de conteúdos académicos. Duas vezes por semana, na sala dos 2 anos, uma teacher interage com o grupo apenas em inglês no desenvolvimento das atividades de sala – English Time (phonological awareness, listening, attention and oral skills).

No Pré-escolar, o English Time está contemplado diariamente na programação das atividades curriculares. A exploração dos conteúdos e os materiais desenvolvidos (course book, literacy, art, music and story based lessons) são da responsabilidade de uma teacher, que acompanha os grupos de forma autónoma.

A aprendizagem do Inglês é ainda facilitada pelo acompanhamento dos alunos por uma teaching assistant – nas atividades de sala, no recreio, no refeitório, nas visitas de estudo, etc.

No 1º CEB, os alunos têm aulas de Inglês diárias, lecionadas por teachers especializados e experientes, com conteúdos programáticos específicos (course book, vocabulary, grammar, phonics, culture, literacy, science, arts and crafts), utilizando recursos diversificados, como os manuais Cambridge, materiais interativos, entre outros. Os alunos têm disponível uma biblioteca (reading folder), organizada pela equipa de Inglês, com o objetivo de promover a leitura em inglês em colaboração com os pais.

Estão ainda contempladas aulas de apoio semanais, bem como o acompanhamento, nos recreios e nas férias, por teachers ou teaching assistants.

Let's Go - Projeto de Atividade Física e Desporto

O Colégio Papião valoriza o desporto como fonte de saúde, disciplina, espírito de equipa e competição saudável. Incentivamos a prática de atividade física regular, dispondo de inúmeras atividades curriculares e extracurriculares, bem como de projetos de ligados à educação para a saúde, hábitos de vida saudável e bem-estar.

Acreditamos que a prática desportiva regular favorece o desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos; contribui também para a redução dos níveis de ansiedade, para aumentar a capacidade de concentração, melhorar a autoestima (pela valorização do esforço e empenho), promover a disciplina, o autocontrolo e o respeito, e reforçar a cooperação e o espírito de equipa.

O Colégio Papião proporciona de forma sistemática e regular a prática do judo; integrado na oferta curricular do Pré-escolar (3, 4 e 5 anos) e do 1º ano do 1º CEB, as aulas decorrem semanalmente, com a orientação de uma professora especializada. O judo é recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para a criança, influenciando o desenvolvimento dos diferentes aspetos motores, cognitivos e afetivos. Contribui para a autoconfiança, equilíbrio psicológico, desenvolvimento do raciocínio, reforço do caráter, respeito pelo outro, controlo muscular e melhoria dos reflexos nos nossos alunos.

Reconhecemos a importância da atividade física para o desenvolvimento saudável e harmonioso, incluindo-a na vida escolar dos nossos alunos, não apenas através da prática de desporto, mas também organizando saídas regulares na comunidade local, proporcionando experiências em espaços públicos (parques, jardins, espaços de lazer, etc.) e incentivando o contacto com a natureza, facilitando assim a capacidade de observação e de exploração, a descoberta, a autonomia e a proatividade.

To Be Healthy

O Projeto To Be Healthy pretende promover hábitos e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Em parceria com a nutricionista Mariana Bessa, da Nutrir – Consultoria em Alimentação e Nutrição, o Project To Be investe na educação alimentar dos seus alunos e na formação dos colaboradores.
O To Be Healthy inclui:

  • Revisão e diversificação das ementas (ementas variadas, equilibradas e completas, com alimentos naturais e nutrientes essenciais, e opção ovolactovegetariana);
  • Formação dos recursos humanos do Colégio (pessoal da cozinha, para treino e aperfeiçoamento dos métodos de confeção das ementas, e docentes, que darão continuidade ao projeto de educação alimentar com os alunos);
  • Sessões de educação alimentar com os alunos;
  • Workshops com as famílias.

Acreditamos que, através deste projeto transversal que envolve colaboradores, alunos e famílias, estamos a contribuir para o bem-estar da nossa comunidade educativa e para a sustentabilidade do planeta. Contribuímos para um desenvolvimento infantil mais saudável, com a introdução de mais fruta e legumes frescos, diminuição do consumo de carne e redução do uso de açúcares refinados e sal, nas nossas ementas.

To Be Parent

O Project To Be incentiva, nas suas escolas, um ambiente familiar e afetivo, com a participação dos pais como elementos centrais dos processos educativos, valorizando a abertura e a cooperação dentro da comunidade escolar.

No cumprimento dos valores To Be haverá a organização de sessões de informação abertas às famílias ou de sessões temáticas de educação parental.

Os pais do Colégio Papião são incentivados a participar como oradores em palestras e webinares alusivos a temáticas da sua área profissional ou de interesse.

Certificação cambridge

O Colégio Papião prepara desde 2010 os seus alunos do 3º e 4º anos para os Cambridge Young Learners Exams, permitindo-lhes obter a Certificação Internacional Cambridge. É, desde 2015, Cambridge Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications

Acreditamos que a aprendizagem do inglês é um recurso incontornável na adaptação a um mundo globalizado. Investimos na exposição precoce à língua inglesa – nas valências de creche, pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.

Os nossos alunos beneficiam progressivamente de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas. O ensino formal do Inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University.

Como Cambridge Educational Partner, usufruimos de inúmeros benefícios que abrangem toda a comunidade educativa e que garantem um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Ao longo do seu percurso académico, os nossos alunos são preparados para os exames Cambridge, especificamente para os Young Learners Exams (YLE) Starters (3.º ano) e Movers (4.º ano). Os YLE estão concebidos para crianças entre os 6 e os 12 anos e subdividem-se em três exames que certificam o nível de inglês dos alunos (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers) nas competências de oralidade, leitura e escrita (listening, speaking, reading, writing). Todos os alunos realizam os exames, que decorrem no Colégio Papião.

Educação Digital

O Colégio Papião investe na educação digital dos seus alunos, promovendo a utilização pedagógica e responsável das tecnologias digitais para melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação. Promovemos uma cultura educativa com uma vertente digital: educação para a tecnologia (como forma de aceder aos conhecimentos), integração educativa das tecnologias (mobilizadas com intencionalidade pedagógica) e desenvolvimento de competências digitais (conhecimentos, capacidades e atitudes relativos às tecnologias da informação e comunicação).

Integrámos no currículo do 1.º ciclo aulas de TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação) e STEM (Science Technology Engineering and Mathematics). Em TIC os alunos adquirem conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) e do Microsoft Teams, e são alertados para as regras e procedimentos de uma utilização segura e crítica da internet. Em STEM desenvolvem projetos interdisciplinares que abordam conceitos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, de forma integrada, com desafios que os levam a trabalhar com os professores na construção do conhecimento. Estes projetos desenvolvem as chamadas competências do seculo XXI, melhorando as áreas cognitiva, interpessoal e intrapessoal, e colocando o aluno no centro da sua trajetória de aprendizagem. Esta metodologia de trabalho por projetos promove ainda competências de comunicação, capacidade de superação, empatia e trabalho colaborativo.

Queremos ser uma escola onde alunos, professores e famílias possam colaborar, ensinar e aprender em ambiente digital, procurando incentivar a literacia digital, melhorando equipamentos, aumentando recursos e conteúdos educativos digitais, e assim preparar os alunos para um futuro cada vez mais digital.

Oficinas das Ciências e do Ambiente

Com a orientação da professora, bióloga e educadora ambiental Rute Candeias, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem atividades na área das ciências e do ambiente, incluindo aulas, projetos e saídas de campo, privilegiando sempre metodologias práticas e a interação com os elementos naturais.

Nas Oficinas pretendemos incentivar nos nossos alunos hábitos de participação e cidadania, na procura de soluções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade. Queremos formar cidadãos mais conscienciosos e que contribuam de forma ativa para o equilíbrio Homem-Natureza.

O Colégio Papião pretende ser um espaço de educação sustentável, assumindo boas práticas no respeito pelos valores ambientais e na preservação do ambiente.

Projeto Be Blue

O Projeto BE BLUE Por um Oceano Mais Azul e um Planeta Sempre Verde, é um projeto de impacto social que mobilizou as comunidades educativas dos Colégios To Be para a causa da proteção do Oceano, mostrando assim que as escolas podem e devem ser agentes ativos nas comunidades locais e educar para a mudança presente e futura.

Para sensibilizar e contribuir para a mudança de comportamentos e atitudes, foram desenvolvidas inúmeras atividades científico-pedagógicas, de campo e artísticas, nas escolas e em locais públicos da comunidade, em parceria com personalidades e entidades ligadas ao mar.

No âmbito deste projeto houve a composição e gravação do Hino Be Blue, foi realizado o Documentário Be Blue e esteve patente ao público a Exposição Final Be Blue, que reuniu as obras produzidas ao longo de dois anos letivos pelas comunidades educativas dos Colégios To Be.

No Be Blue houve a participação ativa dos alunos, das comunidades educativas e das comunidades locais dos quatro colégios: Colégio da Beloura, Colégio Catarina de Bragança, Colégio Papião e Colégio da Fonte.

O Colégio Papião identifica-se com a urgência na adoção de comportamentos e atitudes que mantenham um impacto social positivo e contribuam para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades.

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio Papião
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.