Projetos diferenciadores

Uma cultura educativa globalizante

O Colégio Papião proporciona aos seus alunos uma diversidade de experiências educativas inovadoras e globalizantes, implementando projetos diferenciadores e únicos, que envolvem a comunidade escolar e local, incentivando e valorizando a participação ativa das famílias.

Inglês Integrado e abordagem CLIL

O Colégio Papião é reconhecidamente uma escola de referência no ensino e aprendizagem da língua inglesa. Implementámos um projeto diferenciador de inglês integrado e introduzimos a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning). Dispomos de uma equipa de teachers e teaching assistants especializados, que acompanham os alunos nos vários contextos da vida na escola e em saídas ao exterior.

No nosso modelo, que possibilita e amplia a interação social, a sensibilidade comunicativa e o pensamento criativo, a aprendizagem da língua ocorre de forma informal – por imersão, estando os alunos em contacto regular com a língua durante as suas rotinas quotidianas -, e de forma formal – nas aulas de Inglês, diárias a partir dos 3 anos.

Na Creche, a aprendizagem do Inglês acontece por imersão, na medida em que a língua é utilizada de forma natural na comunicação, na realização de atividades e na transmissão de conteúdos pedagógicos. Em articulação com a equipa de sala, uma teacher interage com o grupo, apenas em inglês, no desenvolvimento das atividades – English Time (phonological awareness, listening, attention and oral skills).

No Pré-escolar, o English Time está contemplado diariamente na programação das atividades curriculares. A exploração dos conteúdos e os materiais desenvolvidos (course book, literacy, art, music and story based lessons) são da responsabilidade de uma teacher, que acompanha os grupos de forma autónoma.
No âmbito do Projeto de Inglês Integrado, a aprendizagem da língua é ainda facilitada pelo acompanhamento permanente dos alunos por uma teaching assistant – nas atividades de sala, no recreio, no refeitório, nas visitas de estudo, etc.

No 1º CEB, os alunos têm aulas de Inglês diárias, lecionadas por teachers especializados e experientes, com conteúdos programáticos específicos (course book, vocabulary, grammar, phonics, culture, literacy, science, arts and crafts), utilizando recursos diversificados, como os manuais Cambridge, materiais interativos, entre outros. Os alunos têm disponível uma biblioteca (reading folder), organizada pela equipa de Inglês, com o objetivo de promover a leitura em inglês em colaboração com os pais.

Em continuidade com o projeto pedagógico do pré-escolar, onde há uma exposição diária ao inglês integrado, introduz-se a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) nas seguintes áreas: Art (expressão plástica), TIC, STEAM e em Projetos Interdisciplinares Temáticos de Estudo do Meio. Nesta abordagem, a aprendizagem da língua inglesa é facilitada porque é utilizada como ferramenta para aquisição de novos conteúdos e competências, como um recurso para aprender e não apenas como disciplina.

Estão ainda contempladas aulas de apoio semanais, bem como o acompanhamento, nos recreios e nas férias, por teachers ou teaching assistants. No recreio do almoço dinamiza-se o Funny Playground.

Os nossos alunos têm, desde a Creche, oportunidades de aprendizagem do Inglês, promovidas por uma exposição intencional e diversificada à língua, em contexto formal e informal, dentro e fora da sala, com uma equipa especializada em estreita articulação e colaboração com a restante equipa pedagógica.

Let's Go - Projeto de Atividade Física e Desporto

O Colégio Papião proporciona de forma sistemática e regular a prática do judo; integrado na oferta curricular do Pré-escolar (3, 4 e 5 anos), as aulas decorrem semanalmente, com a orientação de uma professora especializada.

To Be Healthy – Saúde e Bem-estar

O Project To Be desenvolveu e lançou o projeto To Be Healthy, pretendendo que os seus colégios sejam uma referência na promoção da saúde e do bem-estar nas comunidades educativas.

Alimentação Saudável e Sustentável

Na área da alimentação, o To Be Healthy tem como objetivo a adoção de hábitos e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. É implementado em parceria com a nutricionista Mariana Bessa, da Nutrir – Consultoria em Alimentação e Nutrição, e inclui:

  • Ementas variadas, equilibradas e completas, com alimentos naturais e nutrientes essenciais e opção ovolactovegetariana diária;
  • Formação dos recursos humanos dos colégios (pessoal da cozinha, para treino e aperfeiçoamento dos métodos de confeção das ementas, e docentes, que darão continuidade ao projeto de educação alimentar com os alunos);
  • Atividades de educação alimentar com os alunos;
  • Workshops com as famílias;
  • Monitorização e redução do desperdício alimentar.

As ementas To Be Healthy privilegiam a oferta de fruta e legumes frescos, a diminuição do consumo de carne e a redução do uso de açucares refinados e sal.

Let’s Go – Atividade Física e Desporto

O Colégio Papião valoriza o desporto como fonte de saúde, disciplina, espírito de equipa e competição saudável. Incentivamos a prática de atividade física regular, dispondo de inúmeras atividades curriculares e extracurriculares, bem como de projetos de ligados à educação para a saúde, hábitos de vida saudável e bem-estar.

Acreditamos que a prática desportiva regular favorece o desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos; contribui também para a redução dos níveis de ansiedade, para aumentar a capacidade de concentração, melhorar a autoestima (pela valorização do esforço e empenho), promover a disciplina, o autocontrolo e o respeito, e reforçar a cooperação e o espírito de equipa.

O Colégio Papião proporciona de forma sistemática e regular a prática do judo; integrado na oferta curricular do Pré-escolar (3, 4 e 5 anos), as aulas decorrem semanalmente, com a orientação de uma professora especializada.

Reconhecemos a importância da atividade física para o desenvolvimento saudável e harmonioso, incluindo-a na vida escolar dos nossos alunos, não apenas através da prática de desporto, mas também organizando saídas regulares na comunidade local, proporcionando experiências em espaços públicos (parques, jardins, espaços de lazer, etc.) e incentivando o contacto com a natureza, facilitando assim a capacidade de observação e de exploração, a descoberta, a autonomia e a proatividade.

To Be Parent

O Project To Be incentiva, nas suas escolas, um ambiente familiar e afetivo, com a participação dos pais como elementos centrais dos processos educativos, valorizando a abertura e a cooperação dentro da comunidade escolar.

No cumprimento dos valores To Be haverá a organização de sessões de informação abertas às famílias ou de sessões temáticas de educação parental.

Os pais do Colégio Papião são incentivados a participar como oradores em palestras e webinares alusivos a temáticas da sua área profissional ou de interesse.

Empreendedorismo e literacia financeira

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 1.º ciclo usufruem de um Programa de Empreendedorismo e Literacia Financeira, realizado em parceria com a Junior Achievement Portugal (JAP).

Realizam importantes aprendizagens – o que é uma comunidade, como funcionam os negócios dentro de uma comunidade, qual o papel do estado/governo, que serviços existem para o bem-estar dos cidadãos, que profissões existem, como as pessoas ganham e gastam dinheiro – e desenvolvem competências fundamentais de trabalho – empreendedorismo, liderança, tomada de decisão, resistência ao fracasso, trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação oral.

Os nossos alunos são preparados para os desafios que enfrentarão no futuro. Pretendemos formar futuros jovens cidadãos autónomos, responsáveis, informados e interventivos; cidadãos conscientes do seu papel na construção de uma sociedade sustentável e produtiva.

Certificação cambridge

O Colégio Papião prepara desde 2010 os seus alunos do 3º e 4º anos para os Cambridge Young Learners Exams, permitindo-lhes obter a Certificação Internacional Cambridge. É, desde 2015, Cambridge Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications

Acreditamos que a aprendizagem do inglês é um recurso incontornável na adaptação a um mundo globalizado. Investimos na exposição precoce à língua inglesa – nas valências de creche, pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.

Os nossos alunos beneficiam progressivamente de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas. O ensino formal do Inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University.

Como Cambridge Educational Partner, usufruimos de inúmeros benefícios que abrangem toda a comunidade educativa e que garantem um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Ao longo do seu percurso académico, os nossos alunos são preparados para os exames Cambridge, especificamente para os Young Learners Exams (YLE) Starters (3.º ano) e Movers (4.º ano). Os YLE estão concebidos para crianças entre os 6 e os 12 anos e subdividem-se em três exames que certificam o nível de inglês dos alunos (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers) nas competências de oralidade, leitura e escrita (listening, speaking, reading, writing). Todos os alunos realizam os exames, que decorrem no Colégio Papião.

Educação Digital

O Colégio Papião investe na educação digital dos seus alunos, promovendo a utilização pedagógica e responsável das tecnologias digitais para melhorar o ensino, a aprendizagem e a avaliação. Promovemos uma cultura educativa com uma vertente digital: educação para a tecnologia (como forma de aceder aos conhecimentos), integração educativa das tecnologias (mobilizadas com intencionalidade pedagógica) e desenvolvimento de competências digitais (conhecimentos, capacidades e atitudes relativos às tecnologias da informação e comunicação).

Integrámos no currículo do 1.º ciclo aulas de TIC (Tecnologia, Informação e Comunicação) e STEAM (Science Technology Engineering, Arts and Mathematics). Em TIC os alunos adquirem conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) e do Microsoft Teams, e são alertados para as regras e procedimentos de uma utilização segura e crítica da internet. Em STEAM desenvolvem projetos interdisciplinares que abordam conceitos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, de forma integrada, com desafios que os levam a trabalhar com os professores na construção do conhecimento. Estes projetos desenvolvem as chamadas competências do seculo XXI, melhorando as áreas cognitiva, interpessoal e intrapessoal, e colocando o aluno no centro da sua trajetória de aprendizagem. Esta metodologia de trabalho por projetos promove ainda competências de comunicação, capacidade de superação, empatia e trabalho colaborativo.

Queremos ser uma escola onde alunos, professores e famílias possam colaborar, ensinar e aprender em ambiente digital, procurando incentivar a literacia digital, melhorando equipamentos, aumentando recursos e conteúdos educativos digitais, e assim preparar os alunos para um futuro cada vez mais digital.

Oficinas das Ciências e do Ambiente

Com a orientação da professora, bióloga e educadora ambiental Rute Candeias, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem atividades na área das ciências e do ambiente, incluindo aulas, projetos e saídas de campo, privilegiando sempre metodologias práticas e a interação com os elementos naturais.

Nas Oficinas pretendemos incentivar nos nossos alunos hábitos de participação e cidadania, na procura de soluções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade. Queremos formar cidadãos mais conscienciosos e que contribuam de forma ativa para o equilíbrio Homem-Natureza.

O Colégio Papião pretende ser um espaço de educação sustentável, assumindo boas práticas no respeito pelos valores ambientais e na preservação do ambiente.

Impacto Social

Os nossos alunos participam em projetos com impacto social efetivo, que respeitam a sua motivação e interesses, e os envolvem de forma significativa e memorável em aprendizagens dinâmicas e experienciais. São já cidadãos ativos, responsáveis e esclarecidos, futuros cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais justa e solidária e na defesa de um planeta mais sustentável.

O Projeto BE KIND Uma Ponte Entre Gerações centra-se na temática da inclusão social, nomeadamente na importância da intergeracionalidade. São desenvolvidas diversas atividades que sensibilizam para esta temática e que desencadeiam uma mudança efetiva de comportamentos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

O Projeto BE BLUE Por um Oceano Mais Azul e um Planeta Sempre Verde, é um projeto de impacto social que mobiliza as comunidades educativas dos Colégios To Be para a causa da proteção do Oceano, mostrando que as escolas podem e devem ser agentes ativos nas comunidades locais e educar para a mudança presente e futura.

Programas de Promoção de Competências

No pré-escolar, a equipa docente, em conjunto com a equipa de psicologia, implementa um programa de promoção do desenvolvimento da consciência fonológica. Um bom nível de desenvolvimento da consciência fonológica tem implicações práticas na prevenção do insucesso escolar, especificamente, minimizando ou eliminando potenciais dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ciclo. Este programa – implementado de forma lúdica e dinâmica – tem como objetivo dotar os nossos alunos de ferramentas adicionais na área do conhecimento da língua, facilitando-lhes o percurso académico futuro.

No 1.º ciclo, a nossa equipa de psicologia implementa o programa de promoção de competências socioemocionais “Devagar se vai ao longe”. Este programa, desenvolvido em contexto escolar, tem como objetivos a melhoria das competências socioemocionais e do desempenho académico, assim como a prevenção ou redução de problemas de comportamento e emocionais em crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Através de técnicas e estratégias diversificadas, são trabalhados cinco módulos: Autoconsciência, Consciência social, Autocontrolo, Relacionamento interpessoal e Tomada de decisão responsável em situações sociais. É um programa de referência das Academias Gulbenkian do Conhecimento e está sustentado pelo quadro teórico conceptual da Aprendizagem Socioemocional (ASE).

Abordagem Beach School

O Colégio Papião situa-se numa zona de fácil e seguro acesso à praia. Os nossos alunos beneficiam, ao longo do ano letivo, de diversas atividades de Beach School, uma abordagem educativa que defende uma aprendizagem holística e orientada para o aluno, em ambientes costeiros.

Nas atividades de Beach School promove-se a autonomia e encorajam-se os alunos a realizar experimentações e aprendizagens várias:

  • Incentivam a adoção de um estilo de vida ativo e saudável;
  • Contribuem para o bem-estar físico e emocional das crianças;
  • Estimulam a criatividade e o contacto com a Natureza;
  • Desenvolvem atitudes de respeito pelo ambiente e pela proteção do Oceano;
  • Promovem a aprendizagem significativa e interdisciplinar de conteúdos curriculares.

 

Alguns exemplos de atividades de Beach School:

  • Limpeza de praia no âmbito do compromisso Escola Azul;
  • Prática de educação física na praia;
  • Aulas de surf;
  • Programa de férias letivas com momentos de lazer na praia;
  • Exploração da biodiversidade existente na praia (fauna e flora);
  • Art na praia.

 

O Colégio Papião é uma Escola Azul. Através de uma aprendizagem transversal, inovadora e criativa, promove o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos e incentiva-os a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas na sua relação com o Oceano.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio Papião
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.